Itaporanga - PB

Avaliação Institucional

A) O processo de Avaliação Institucional da FAVAP considera três fontes de informação:

  1. 1.        Avaliação do Desempenho dos Estudantes – conhecido como ENADE, realizado pelos estudantes;
  2. 2.       Avaliação dos Cursos de Graduação – ACG;
  3. 3.       Avaliação da Instituição – que considera a Avaliação Interna (autoavaliação), aquela realizada pela Instituição e a Avaliação Externa realizada por Avaliadores do MEC.

O processo contínuo de Autoavaliação da FAVAP faz parte do processo de Avaliação Institucional e permitirá a todos os segmentos da Faculdade avaliar os processos, a metodologia, a estrutura e a dinâmica da instituição, contribuindo para as melhorias na qualidade do ensino e do atendimento prestado.

B) Na Autoavaliação Institucional, serão trabalhadas as seguintes dimensões:

  1. 1.       Missão e PDI;
  2. 2.       Políticas para o ensino, a pesquisa, a pós-graduação e a extensão;
  3. 3.       Responsabilidade Social da IES;
  4. 4.       Comunicação com a sociedade;
  5. 5.       As políticas de pessoal, as carreiras do corpo docente e técnico-administrativo;
  6. 6.       Organização da Gestão da IES;
  7. 7.       Infraestrutura física;
  8. 8.       Planejamento de Avaliação;
  9. 9.       Políticas de atendimento aos estudantes; e,
  10. 10.   Sustentabilidade financeira.

C) O Projeto de Autoavaliação Institucional da FAVAP usará uma metodologia que envolverá as seguintes etapas:

  1. 1.       Criação e capacitação da CPA (estudo da legislação), para a primeira autoavaliação e quando necessário;
  2. 2.       Realização de reuniões de planejamento;
  3. 3.       Sensibilização institucional (importância da autoavaliação na busca contínua da qualidade da educação);
  4. 4.       Avaliação (elaboração e aplicação de questionários para os diferentes segmentos, a saber, docentes, discentes e corpo técnico-administrativo);
  5. 5.       Tabulação dos dados obtidos na avaliação;
  6. 6.       Organização e análise de resultados;
  7. 7.       Discussão dos resultados da avaliação com os representantes dos segmentos envolvidos;
  8. 8.       Divulgação interna e externa dos resultados;
  9. 9.       Elaboração de relatório de autoavaliação com propostas de melhoria; e
  10. 10.   Viabilização das ações de melhorias.

Cada ciclo avaliativo será semestral e deverá apresentar ações de melhorias nas áreas acadêmicas e administrativas da instituição. Reconhecendo a importância do Projeto de Avaliação Institucional, a FAVAP investirá nesse processo por meio do qual a Faculdade pretende atingir seus objetivos, usando o resultado da avaliação como subsídio contínuo para redirecionar seus programas, projetos, compromissos, sempre em busca da qualidade da educação.

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